Sobre a Escola
Escola Máximu´s
Para oferecermos um ensino adequado às necessidades dos alunos, convém sabermos o que queremos que eles se tornem. Nossa missão é “promover a formação integral dos estudantes, formando cidadãos com autonomia, responsabilidade social e capacidade de estabelecer propósitos de vida”
Para cumprirmos esta missão, buscamos qualidade ao conduzir os alunos ao desenvolvimento de competências e habilidades. Estamos certos de que o sucesso acadêmico depende de um planejamento bem estruturado de todas as atividades educativas realizadas durante o ano. Portanto, aqui vocês poderão conhecer a nossa proposta pedagógica, que com certeza, facilitará acompanhar o desenvolvimento acadêmico de seus filhos.
Hoje, depois de uma trajetória de sucesso, completamos em 2018 duas décadas de fundação.

Histórico
A Escola Máximu’s nasceu do sonho dos mantenedores em trabalhar com a formação de crianças e jovens. Em 1997 adquiriram uma Escola de Educação Infantil denominada E.E.I Pinóquio. Até então, esta instituição de ensino oferecia apenas o nível de ensino em Educação Infantil. A partir de 1999, com a aquisição de um terreno no Jardim Oriental, iniciou-se a construção de uma nova sede e o aumento da oferta para outros níveis de ensino.
Atualmente, a Escola Máximu’s oferece a sua comunidade os cursos de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Técnico Profissionalizante
FILOSOFIA CRISTÃ E EDUCAÇÃO
A Escola Màximu’s objetiva promover no ensino, contextos em que possa ser vivenciada a Filosofia Cristã de Educação. Assim fazendo, provê modelos das mais diversas ordens para professores, estudantes, administradores e estudiosos em geral.
Para oferecermos um ensino adequado às necessidades dos alunos, convém sabermos o que queremos que eles se tornem. Nossa missão é “Promover a formação integral dos estudantes, formando cidadãos com autonomia, responsabilidade social e capacidade de estabelecer propósitos de vida.
Para cumprirmos esta missão, buscamos qualidade ao conduzir os alunos ao desenvolvimento de competências e habilidades. Estamos certos de que o sucesso acadêmico depende de um planejamento bem estruturado de todas as atividades educativas realizadas durante o ano.
MISSÃO
Promover a formação integral dos estudantes, formando cidadãos com autonomia, responsabilidade social e capacidade de estabelecer propósitos de vida.
VISÃO
Ser uma instituição
reconhecida pela ética e inovação com excelência no ensino.
VALORES
A Escola Máximu’s tem seus valores pautados em princípios bíblicos cristãos convergindo em integridade, retidão, empatia e solidariedade.
PERFIL DO EDUCANDO
Todo ser humano, por ter sido criado à imagem e semelhança de Deus, é um ser único, digno e capaz. Tendo em vista a ação redentora, a Escola Máximu’s vê cada ser humano para além do que ele é, ou seja, vê nele alguém por quem Cristo morreu. Isto reveste todo ser humano de dignidade, de importância e de valor. A Escola Máximu’s tem por princípio formar integralmente o educando, desenvolvendo harmoniosamente os aspectos físicos, mentais, socioafetivos e espirituais. Esse saber é essencial para formá-lo com as seguintes características:
Competências Gerais da BNCC:
1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico – cultural.
4. Utilizar diferentes linguagens — verbal (oral ou visual- -motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital —, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
PERFIL DO EDUCADOR
Educar crianças e jovens não é tarefa simples; exige esforço conjunto de educadores,
administradores, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais,
funcionários, docentes e pais. Na perspectiva cristã, o educador é
representante de Deus como divulgador das verdades eternas, fazendo-se
necessário refletir sobre sua influência no ministério de reconciliação do ser humano com Deus. Para alcançar os propósitos da Escola
Máximu’s, o educador deve manifestar e buscar continuamente as seguintes características:
Sintonia com a filosofia da Educação Cristã;
Relacionamento interpessoal positivo;
Cuidado com a saúde física e mental;
Ter equilíbrio emocional;
Profissionalismo e aperfeiçoamento constante;
Aceitação dos limites e possibilidades do educando;
Uso de linguagem adequada;
O desenvolvimento de um projeto de vida.
Conhecimento técnico atualizado com as novas demandas tecnológicas e socioemocionais.
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Como já mencionado, na Educação Infantil, a aprendizagem e o desenvolvimento têm como eixos estruturantes as interações e a brincadeira; esses eixos garantem os DIREITOS de conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.
A BNCC propõe uma organização curricular para Educação Infantil, por meio de cinco Campos de Experiências, nos quais são contextualizados os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:
O Eu, o outro e o nós: as propostas que envolvem este campo privilegiam as experiências de interação, para que se construa e se amplie a percepção de si, do outro e do grupo, por meio das relações que se estabelece com seus pares e adultos, de forma a descobrir seu modo de ser, estar e agir no mundo e aprender, reconhecer e respeitar as identidades dos outros corpo, gestos e movimentos: As experiências com o corpo, gestos e movimentos devem promover a validação da linguagem corporal dos bebês e das crianças e potencializar suas formas de expressão, aprimorando a percepção do próprio corpo e ampliando o conhecimento de si e do mundo.
Traços, sons, cores e formas: os saberes e conhecimentos trazidos nesse campo potencializam a criatividade, o senso estético, o senso crítico e a autoria das crianças ao construírem, criarem e desenharem usando diferentes materiais plásticos e/ou gráficos, bem como desenvolvem a expressividade e a sensibilidade ao vivenciarem diferentes sons, ritmos, músicas e demais movimentos artísticos próprios da sua e de outras culturas.
Escuta, fala, pensamento e imaginação: as experiências nesse campo respondem aos interesses das crianças com relação a forma verbal e gráfica de comunicação como meios de expressão de ideias, sentimentos e imaginação.
Propõem a inserção de vivências relacionadas aos contextos sociais e culturais de letramento (conversas, escuta de histórias lidas ou contadas, manuseio de livros e outros suportes de escrita, produção de textos orais e/ou escritos com apoio, escrita espontânea etc.).
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações: os saberes e conhecimentos que envolvem esse campo atendem a curiosidade dos bebês e das crianças em descobrir o sentido do mundo e das coisas, por meio de propostas com as quais possam testar, experimentar, levantar hipóteses, estimar, contar, medir, comparar, constatar, deslocar, dentre outros.
A organização do arranjo curricular da Escola Màximu’s está alinhada ao Currículo Paulista, que automaticamente está alinhada a BNCC e revela a progressão das aprendizagens e do desenvolvimento, mediante o aprofundamento das experiências propostas para crianças de 0 a 5 anos e 11 meses. Na Escola Máximu’s, é oferta-se o ensino na Educação Infantil para crianças de 03, 04 e 05 anos, organizadas em turmas com as nomenclaturas de Jardim I, Jardim II e Jardim III respectivamente.
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS
Nos Anos Iniciais, as crianças vivenciam mudanças importantes em seu processo de desenvolvimento, que repercutem em suas relações consigo mesmas, com os outros e com o mundo. A maior desenvoltura e a maior autonomia nos movimentos e deslocamentos ampliam suas interações com o espaço; a relação com múltiplas linguagens, incluindo os usos sociais da escrita e da matemática, permite a participação no mundo letrado e a construção de novas aprendizagens, na escola e para além dela; a afirmação de sua identidade em relação ao coletivo, no qual se inserem, resulta em formas mais ativas de se relacionarem com esse coletivo e com as normas que regem as relações entre as pessoas dentro e fora da escola, pelo reconhecimento de suas potencialidades e pelo acolhimento e a valorização das diferenças.
As experiências das crianças em seu contexto familiar, social e cultural, suas memórias, seu pertencimento a um grupo e sua interação com as mais diversas tecnologias de informação e comunicação são fontes que estimulam sua curiosidade e a formulação de perguntas. O estímulo ao pensamento criativo, logico e crítico, por meio da construção e do fortalecimento da capacidade de fazer perguntas e de avaliar respostas, de argumentar, de interagir com diversas produções culturais, de fazer uso de tecnologias de informação e comunicação, possibilita aos estudantes ampliar sua compreensão de si mesmos, do mundo natural e social, das relações dos seres humanos entre si e com a natureza.
As características, dessa faixa etária, demandam um trabalho no ambiente escolar, que se organize em torno dos interesses manifestos pelas crianças, de suas vivências mais imediatas para que, com base nessas vivências, elas possam, progressivamente, ampliar essa compreensão, o que se dá pela mobilização de operação es cognitivas, cada vez mais complexas, e pela sensibilidade para apreender o mundo, expressar-se sobre ele e nele atuar.
Nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, as ações pedagógicas da Escola Máximu’s têm como foco a alfabetização, a fim de garantir amplas oportunidades para que os estudantes se apropriem do sistema de escrita alfabética de modo articulado ao desenvolvimento de outras habilidades de leitura e de escrita e ao seu envolvimento em práticas diversificadas de letramentos. Como aponta o Parecer CNE/CEB nº 11/2010, “os conteúdos dos diversos componentes curriculares […], ao descortinarem as crianças o conhecimento do mundo por meio de novos olha res, lhes oferecem oportunidades de exercitar a leitura e a escrita de um modo mais significativo” (BRASIL, 2010).
No estágio do desenvolvimento cognitivo compreendido dos 6 aos 12 anos, a criança passa a desenvolver conceitos mais elaborados em relação a ela mesma, apresentando maior controle emocional. É nessa fase que os conflitos aparecem, e a escola tem fundamental importância para que a criança passe a ampliar esse controle e as interações sociais construindo sua identidade socialmente, aprendendo a avaliar e a fazer escolhas para sua vida.
Dessa forma, amplia-se a autonomia intelectual, compreensão das normas e interesses pela vida social, promovendo a interação com sistemas mais amplos. Nesse estágio há também uma expectativa em relação à produtividade do estudante em contraponto com o sentimento de inferioridade; e o não cuidado para esses comportamentos, abre espaço para a baixa autoestima.
Dessa forma, um currículo bem elaborado e voltado para o desenvolvimento das competências socioemocionais pode promover atividades que oportunizem aos estudantes lidar com esses sentimentos e assim desenvolver as habilidades como a resiliência e a empatia.
É necessário, ainda, os projetos na Escola Máximu’s visam estimular a curiosidade por meio da interação social, cultural e familiar, das vivências, do pertencimento a um grupo, bem como a interação com as tecnologias de informação e comunicação. Esses estímulos contribuem para aguçar o pensamento criativo, lógico e crítico, mediante a capacidade de fazer perguntas e avaliar as respostas, argumentar, interagir com as produções culturais, possibilitando aos estudantes a compreensão de si mesmo, do mundo social e natural, das relações humanas e com a natureza.
À luz desse olhar para as competências é que a Escola Máximu’s desenvolve através do Currículo Paulista a formação integral do estudante na sua trajetória de escolarização, desde a Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental. A Escola Máximu’s proporciona aos estudantes um percurso contínuo de aprendizagens entre os ANOS INICIAIS e os ANOS FINAIS do Ensino Fundamental, a fim de promover maior articulação entre elas, evitando rupturas no processo de aprendizagem.
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS
Conforme a BNCC, nos Anos Finais os estudantes se deparam com desafios de maior complexidade, sobretudo devido à necessidade de se apropriarem das diferentes lógicas de organização dos conhecimentos, relacionados às áreas de conhecimento. Portanto, é necessário, nos vários componentes curriculares, retomar, ampliar e ressignificar as aprendizagens do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, no contexto das diferentes áreas, visando ao aprofundamento e à ampliação do repertório dos estudantes, fortalecendo sua autonomia e sua atuação crítica na sociedade.
Os estudantes, dessa fase, inserem-se em uma faixa etária que corresponde à transição entre infância e adolescência, marcada por intensas mudanças decorrentes de transformações biológicas, psicológicas, sociais e emocionais. Nesse período de vida, como bem aponta o Parecer CNE/CEB no 11/2010, ampliam-se os vínculos sociais e os laços afetivos, as possibilidades intelectuais e a capacidade de raciocínios mais abstratos. Os estudantes tornam-se mais capazes de ver e avaliar os fatos pelo ponto de vista do outro, exercendo a capacidade de descentração, “importante na construção da autonomia e na aquisição de valores morais e éticos” (BRASIL, 2010).
As mudanças próprias dessa fase da vida implicam a compreensão do adolescente como sujeito em desenvolvimento, com singularidades e formações identitárias e culturais próprias, que demandam práticas escolares diferenciadas, capazes de contemplar suas necessidades e diferentes modos de inserção social. Conforme reconhecem as DCN, é frequente, nessa etapa, observar forte adesão aos padrões de comportamento dos jovens da mesma idade, o que é evidenciado pela forma de se vestir e também pela linguagem utilizada por eles. Isso requer dos educadores, maior disposição para entender e dialogar com as formas próprias de expressão das culturas juvenis, cujos traços são mais visíveis, sobretudo, nas áreas urbanas mais densamente povoadas (BRASIL, 2010).
Nos Anos Finais do Ensino Fundamental, os estudantes precisam lidar com mudanças como a quantidade de professores que ministram aulas, a interação com diferentes professores especialistas em períodos curtos, a adaptação aos níveis de exigência distintos de cada professor, bem como a organização e didática das aulas, entre outras. Considerando todas essas mudanças, há que se ter o cuidado para que o processo de aprendizagem não seja fragilizado na transição dos Anos Iniciais para os Finais, o que poderia culminar em obstáculos que comprometam a aprendizagem dos estudantes.
Assim sendo, os professores da Escola Máximu’s estabelecem uma relação sensível e compromissada com os estudantes, a fim de construir um ambiente de confiança e respeito, em que as aulas representem oportunidades de desenvolver conhecimentos, valores e atitudes. Para tanto, é necessário mediar conflitos, ter abertura para uma escuta ativa, estimular o protagonismo e a autoria, para que os estudantes se percebam como protagonistas de suas aprendizagens, e reconheçam potencialidades e desafios na sua formação.
Quando isto acontece, nossos professores conseguem identificar aqueles estudantes que enfrentam eventuais dificuldades, aproximando-se deles para entender o que se passa e apoiá-los na superação dessas dificuldades. Na prática, esses professores estão exercendo um importante papel de tutoria, contribuindo para que cada escola se constitua como ambiente de aprendizagem e de formação integral.
Nesse contexto, é central a organização da escola para acolher, respeitar as singularidades dos estudantes. Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica – DCNGEB (2013), em seu artigo 20, é princípio orientador de toda ação educativa o respeito aos educandos e a seus tempos mentais, socioemocionais, culturais e identitários, sendo de responsabilidade dos sistemas a criação de condições para que crianças, adolescentes, jovens e adultos, com sua diversidade, tenham a oportunidade de receber a formação que corresponda à idade própria de seu percurso escolar.
Nessa perspectiva, a Escola Máximu’s visa dar continuidade à formação desses estudantes, naquilo que é mais importante ao realizar ajustes nas novas rotinas de tempo, de espaços, de demandas e exigências presentes nos diversos componentes curriculares e na ação dos professores – o que pode favorecer o processo de transição e de acompanhamento dos estudantes em sua trajetória escolar. Esse processo de formação e amadurecimento exige a articulação entre as competências cognitivas e as socioemocionais para que, ao final dessa etapa, esses estudantes possam ser protagonistas do seu conhecimento e suas escolhas estejam em acordo com o seu projeto de vida, com o seu processo contínuo de desenvolvimento pessoal e social e para dar continuidade aos seus estudos no Ensino Médio.
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO
A Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do ensino médio. O Novo Ensino Médio da Escola Máximu’s propicia a aprendizagem por áreas de conhecimento que permitirá ao estudante optar por uma formação técnica e profissionalizante. Ao final do ensino médio, espera-se que o aluno esteja mais preparado para o mercado de trabalho ou à carreira que pretende seguir na vida adulta. Temáticas envolvendo Projeto de Vida, Mundo do Trabalho, Cultura e Tecnologias Digitais e Iniciação Científica serão eixos estruturantes visando aproximar as duas grandezas do ensino, a TEORIA x PRÁTICA.
PROJETO DE VIDA
O Projeto de Vida trata de um dos pilares do Novo Ensino Médio. Será a partir dele que os alunos traçarão seus planos de estudos e, assim, serão capazes de fazer a escolha dos Itinerários Formativos de maneira mais assertiva, contemplando vários aspectos do indivíduo:
PESSOAL
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